terça-feira, 7 de outubro de 2008

Então tá, vamos falar de música.

Como já não é novidade para nenhum de vocês, eu sou uma grande fã de música. E além disso, fã assumida de Nx Zero, mas não fã alienada. Como também já é conhecimento de vocês que são ligados aos eventos músicais, na última quinta feira aconteceu a maior premiação da música brasileira, o Video Music Brasil (VMB), produzido pelo primeiro canal de música no nosso país, a MTV. Como já era de se esperar, o Nx Zero levou pra casa todos os prêmios no qual estavam concorrendo e isso levantou muitos pontos. Surgiram comentários que a gravadora pagou a MTV para forjar os votos e fazer com que o Nx Zero levassem todos os prêmios pra casa, os Fresnéticos, fãs da banda Fresno se preferirem, ficaram indignados por não ganharem nada, a frase do Di Ferrero ao agradecer o prêmio de melhor Artista do Ano com seus companheiros de banda "Emo é o caralho".
Mas vamos começar pelo começo.
Marcos Mion deu um show à parte, como sempre faz. Ninguém pode negar que o cara é foda, que ele sabe levar a platéia e, como o próprio disse em seu blog, é difícil demais dar conta de um público como aquele, e ao vivo! Imprevistos acontecem e o cara tem que se virar ali na hora e só de estar em um palco, por mais que já esteja acostumado com ele, já é uma responsabilidade e tanta. Quem já esteve em um palco em frente uma platéia, sabe do que eu estou falando.
Primeiro show da noite, Ben Harper e Vanessa da Mata, nem preciso falar também. O hit "Boa Sorte/Good Luck" emplacou nas rádios e o clipe passava a todo momento na VH1 e na MTV, recebeu várias indicações e tudo mais. Foi um ótimo show. Primeiro prêmio de Clipe do Ano foi para o Nx Zero, com "Pela Última Vez". Pra mim, o clipe foi bom, é engraçado, simples e a música já é boa por si. Na minha opinião é a melhor música do segundo cd do Nx Zero (sim, segundo cd.). Marcelo Adnet e seu companheiro Kiabbo sempre engraçadíssimos. Não posso deixar de comentar a interação do público com as escolhas ao longo da premiação por votação no site e na própria platéia.
Um outro ponto que quero levantar é o total FIASCO da apresentação do grupo inglês Bloc Party. Que porra foi aquela? O cara entra num palco totalmente bêbado, faz um playback super mal feito, onde só o baixista se preocupava em tentar ao menos disfarçar o que estavam fazendo, o vocalista cai na platéia, dá vexame e assim o Bloc Party encerra sua apresentação ao som das vaias do Credicard Hall. E meu ídolo master, Marcos Mion, entra falando "Quem sabe faz ao vivo.". Nem mesmo Selton Mello foi tão feliz em uma declaração (vide o ocorrido no VMB onde o som deu problema e Caetano Veloso reclamou) como nosso querido humorista/apresentador/crítico o fez. Outro momento infeliz do VMB foi a falha durante a entrega do Web Hit onde a música começou a rolar antes dos apresentadores da categoria, Mallu Magalhães e Paulo Miklos, anunciarem o grande vencedor, a "Dança do Quadrado".
O show da Pitty com Cascadura foi ótimo, homenageando os Rolling Stones e os Beatles, maiores influências para as bandas de rock da atualidade. Confesso a vocês que quando o Bonde do Rolê entrou, pensei em mudar de canal, pois sabia que era funk e não queria ver uma apresentação que poderia parecer um baile funk das favelas do Rio de Janeiro. Nem preciso falar que tive que me redimir e assumir que foi o show que me fez levantar da cama e começar um batuque e uma dancinha improvisada. Agora eu sei porque os caras fazem sucesso na gringa; o ritmo bem brasileiro, as letras engraçadas (tá, eu sei que eles nem sabem o que significa) e a performace um pouco além do normal são os ingredientes perfeitos para um sucesso.
Vamos para o fim do VMB, onde o Nx Zero ganhou melhor Artista do Ano. Marcos Mion começa tirando um sarro com a comemoração do grupo no VMB do ano passado, falando sobre o judeu punk (Dani, baterista) carregando o pequeno emo (Gee, guitarrista e backing vocal). Para quem não entendeu o comentário que ele fez disfarçadamente ao citar que os caras são como uma família foi para tirar aquele velho conceito de que banda é profissão e que os caras não precisam ser amigos. O Nx Zero faz sucesso por isso, por serem, antes de uma banda, amigos e por referirem aos fãs como uma família. Jogada de marketing? Se for, parabéns, está dando certo. E mais uma vez, eles ganharam. Di, ao subir ao palco, cita a frase da noite. "Emo é o caralho" foi a frase mais comentada durante todo o fim de semana, em todas as comunidades da banda no orkut, nos blogs, fotologs, msn, tudo. Claro, o que colocou o Nx na mídia foi o movimento emo que estava no auge no ano retrasado. ANO RETRASADO! Das bandas que apareceram naquela época, as únicas que ainda estão ai é o Nx Zero e a Fresno. Podemos concluir que o movimento emo acabou e por algum motivo, os caras conseguiram passar por essa moda. Tudo bem que a declaração foi meio infeliz e desnecessária, aliás era uma noite pra celebrar, comemorar mais um ano de trabalho e sucesso, mas enfim. Encerrando os shows, Fresno e Chitãozinho e Xororó. A melhor reunião que o projeto Estúdio Coca Cola Zero pode fazer; os caras deram um show à parte e a música "Evidências" é um clássico da dupla sertaneja e com os solos de guitarra da banda de Lucas não podia sair nada além do melhor show da noite. O hit criado pelo humorista Marcelo Adnet, Furfles Feelings, encerrou o VMB com o ar de comédia. Definitivamente o melhor VMB da história, talvez pelo ar de VMA que ele teve, ou pela premiação que a cada ano recebe um toque especial.
Parabéns à MTV, parabéns ao Marcos Mion e pelos vencedores.
E que venha o VMB 2009!

Nenhum comentário: